Home > Gerais > ALI Produtividade terá nova turma para o 1º semestre

ALI Produtividade terá nova turma para o 1º semestre

Programa gratuito aplicado pelo Sebrae/SC é focado em microempresas e empresas de pequeno porte, que durante cinco meses, recebem suporte focado em melhorias, inovação e redução de custos. Inscrições seguem até o dia 9 de fevereiro, no link https://forms.office.com/r/9xuDMjWUgq

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) existe há mais de uma década e tem o objetivo de auxiliar na implementação de práticas inovadoras, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto dentro das empresas. A iniciativa do Sebrae/SC é gratuita e voltada para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Os interessados têm até o dia 9 de fevereiro para fazer o cadastro de intenção de vaga no link https://forms.office.com/r/9xuDMjWUgq.

A metodologia diferenciada foca em tornar o negócio mais produtivo e competitivo, sempre com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação, que conduz toda a trajetória da empresa no programa. Fabiane Celuppi é sócia em uma empresa de engenharia e sentiu os impactos de participar da iniciativa. “Não tínhamos uma estrutura organizacional definida ou que funcionasse de forma eficiente. O ALI foi fundamental para nos ajudar a promover mudanças nesse sentido e encontrarmos o nosso ponto de equilíbrio. Além disso, eu tinha muita vontade de implantar um setor para atendimento exclusivo voltado à manutenção predial, focado em condomínios, bem como trabalhar com engenharia diagnóstica. Ao mesmo tempo em que busquei especialização na área, com a ajuda da Leila, nossa Agente Local de Inovação, implantamos o setor e após a mensuração dos indicares vimos que deu muito certo”, conta a empreendedora. O negócio que teve o faturamento triplicado, inclusive, ganhou o prêmio na categoria Empreendedorismo Feminino da edição do ALI Produtividade do qual participou.

Segundo Leila Araújo Falani, agente local de inovação que deu o suporte para a empresa de Fabiane, a inovação do negócio, que atua num ramo majoritariamente masculino, esteve ligada ao posicionamento da marca e ao desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar de parceiros e fornecedores prioritariamente femininos. “A Fabiane mudou as formas de divulgação da empresa, além disso trabalhamos a criação de um novo serviço, focado em manutenções prediais – que trouxe vários clientes, em potencial, síndicas mulheres. Frente a isso, ela desenvolveu ações estratégicas que envolvessem o contato com esse público. Com todas essas iniciativas, a empresa da Fabi conquistou o aumento de produtividade que estava buscando”, explica Leila.

Os encontros do ALI Produtividade são presenciais, individuais e coletivos, junto com outras empresas participantes, nos quais há a oportunidade de desenvolver novas práticas empreendedoras, além de muito networking. Outros benefícios do programa são o aumento de faturamento e redução de custos através da inovação em produtos, processos, marketing, modelos de negócio, práticas sustentáveis e digitalização, crescimento e fortalecimento da marca.

“O ALI Produtividade oferece ferramentas que levam o empreendedor a desenvolver uma outra visão sobre o seu negócio. Não raro, a solução para um problema ou a conquista de resultados melhores não exigem altos investimentos e podem ser alcançados com pequenas mudanças cotidianas. Quando falamos de inovação, não estamos necessariamente linkando a tecnologia, mas, sim, a processos diferenciados, aplicados de forma rápida e eficiente, que trazem impactos positivos a curto prazo”, explica Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.  

As vagas para o novo ciclo do programa, que deve iniciar em fevereiro, são limitadas. Os agentes ALI têm disponibilidade para atendimento em todas as cidades do Vale do Itajaí. “Empresas de toda a região podem se inscrever, não apenas de Blumenau. Por isso, empresários Indaial, Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Apiúna, Ascurra, Rodeio e Doutor Pedrinho de também podem fazer a inscrição”, lembra Alice.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notíciase nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site