Home > Saúde > Ano novo, saúde bucal em dia: confira cinco dicas de especialista

Ano novo, saúde bucal em dia: confira cinco dicas de especialista

5433a02e-ff51-49c8-84d9-e6f1ff46201a

A atmosfera do ano novo, que traz consigo o sentimento de esperança e renovação, favorece a criação de uma lista de metas. Entre as resoluções mais comuns, estão poupar dinheiro, ler livros, mudar de emprego, viajar. Os hábitos de saúde não ficam de fora e costumam até mesmo encabeçar a lista: fazer as pazes com a balança e passar a frequentar uma academia são dois exemplos clássicos.

Mas você já parou para pensar que os cuidados com o sorriso são importantes no dia a dia e também devem figurar na lista? Afinal, o sorriso, diretamente ligado à autoestima, ajuda a manter o equilíbrio emocional e proporciona bem-estar e relaxamento, além de garantir a plenitude da função mastigatória.

Pensando nisso, o Dr. Roberto Pessoa, Embaixador da S.I.N. Implant System, compartilha cinco dicas altamente eficazes para a manutenção da saúde bucal.

1) Realize uma escovação eficiente

A escovação deve ser feita ao menos três vezes ao dia, após as principais refeições, sempre com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, pois estes modelos têm maior alcance nas cavidades bucais durante a escovação. Escove os dentes por pelo menos dois minutos, incluindo a língua, para remover placa bacteriana e manter a boca limpa e saudável.

2) Use o fio dental

Este é um item fundamental na higienização bucal e deve ser utilizado em todas as escovações. O uso do fio dental evita a gengivite e outras doenças periodontais, isso porque os restos de comida que se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente, viram alimento para bactérias que podem causar inflamações que comprometem a saúde bucal.

3) Visite regularmente o dentista

Não deixe de visitar o dentista a cada seis meses. Essas consultas são importantes para a detecção precoce de possíveis problemas e a manutenção de um sorriso saudável. A máxima “é melhor prevenir do que remediar” vale também para a saúde bucal.

4) Tenha uma alimentação consciente

Os alimentos ingeridos são grandes aliados da saúde bucal. Reduzir o consumo de itens açucarados e ácidos pode ajudar a combater o desenvolvimento de cáries, por exemplo. 

5) Atenção à hidratação

Beber água com frequência ajuda a remover resíduos alimentares e a manter um ambiente bucal equilibrado. Além disso, a salivação aumentada contribui para a proteção contra bactérias.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas.  A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo  felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que  a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas,  Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br