Home > Gerais > BRK atinge a marca de 16 mil visitantes no Programa Portas Abertas

BRK atinge a marca de 16 mil visitantes no Programa Portas Abertas

Experiência permite que alunos acompanhem na prática o que estudam em sala de aula

Mais uma conquista para a história da BRK em Blumenau. A concessionária responsável pela implantação, coleta e tratamento de esgoto no município celebra a marca de 16.273 mil visitantes no Programa Portas Abertas desde a sua implantação, em 2013. A empresa encerra este ano com 1.222 visitas registradas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza. Entre elas, estiveram alunos do quarto ano das escolas participantes do Programa de Educação em Saneamento (PES) do Samae, do sexto ano da Escola Barão do Rio Branco, e estudantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

            Para o professor doutor dos departamentos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da FURB, Marcel Jefferson Gonçalves, as discussões durante as aulas são enriquecidas depois da realização das visitas. “Após a visita, além dos alunos escreverem um relatório técnico, são feitas discussões a respeito dos processos vistos na ETE. Esta discussão reforça o conhecimento teórico visto em sala de aula e é de fundamental importância aos acadêmicos, que se sentem mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho quando se oportuniza o conhecimento dos processos reais na prática. Somos muito gratos à BRK por compartilhar este conhecimento teórico-prático conosco”, revela Gonçalves.

            Ainda sobre o projeto e os resultados em aula, o professor doutor, que começou a levar as turmas para realizar as visitas em 2018, explica que este modelo de ensino foi uma opção de escolha natural para o curso, visto que utilizam tecnologias atualizadas em tratamento de efluentes e estão localizados muito próximos da universidade. “Ao longo de todo esse tempo de parceria, tivemos o privilégio de acompanhar todas as mudanças positivas e atualizações das tecnologias dos sistemas de tratamentos biológicos”, finaliza.

Mais sobre o Programa Portas Abertas 

Programa Portas Abertas é uma iniciativa que visa explicar, de maneira didática, os processos da coleta e do tratamento de esgoto em Blumenau. “É uma oportunidade de aproximação e conscientização dos moradores, que além das etapas de coleta e tratamento, percebem a importância da implantação da rede de esgoto para as questões ambientais e sociais”, explica Francisco Wessner, gerente operacional da BRK em Blumenau. Na visita, também é reforçado sobre os riscos do uso incorreto da rede de esgoto, que podem causar diversos transtornos para a população. Para participar, basta entrar em contato com a BRK por meio do e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.