Home > Saúde > Dentista explica como manter rotina de saúde bucal das crianças durante o período de férias

Dentista explica como manter rotina de saúde bucal das crianças durante o período de férias

Segundo José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, higiene é o primeiro passo para manter os dentes saudáveis

As férias escolares são muito aguardadas pelas crianças, sendo um período em que podem se dedicar a atividades lúdicas, brincadeiras ao ar livre e relaxamento. No entanto, essa pausa na rotina pode interferir nos hábitos de higiene bucal, levando a um descuido na escovação e nos cuidados essenciais para a saúde dos dentes.

Com o aumento das atividades recreativas e a quebra da rotina, é comum que os pequenos esqueçam ou diminuam a frequência da escovação e hábitos de higiene, colocando em risco a saúde dos dentes.

Mantendo a saúde bucal durante as férias

De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, estabelecer uma rotina é o ponto de partida. “Mesmo durante as férias, é essencial estipular horários para a escovação após as refeições, ao acordar e antes de dormir, incentivando a prática diária. Isso ajuda as crianças a manterem o hábito de cuidar dos dentes mesmo fora do ambiente escolar”, revela.

Tornar a escovação mais divertida pode ser um estímulo para as crianças. “É possível testar a utilização de escovas coloridas ou até mesmo aplicativos educativos que ensinam sobre a importância da higiene bucal, transformando a hora da escovação em um momento mais atrativo e agradável”, pontua.

Durante as férias, é comum o consumo excessivo de doces e alimentos açucarados. Para o especialista, incentivar uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e alimentos que fortalecem os dentes. “Essa prática contribui não apenas para a saúde geral do corpo, mas também para a saúde bucal das crianças”, relata.

Todescan acredita que as férias são uma excelente oportunidade para agendar uma consulta com um dentista. “Será possível realizar uma avaliação completa, identificar possíveis problemas e oferecer orientações específicas. Além disso, é uma chance para os pais esclarecerem dúvidas e receberem recomendações personalizadas para a manutenção da saúde bucal de seus filhos”, declara.

A importância da supervisão dos pais

É fundamental que os pais supervisem e incentivem ativamente os cuidados com a saúde bucal dos filhos durante as férias. Mesmo com a quebra da rotina escolar, deve-se reforçar a importância da escovação regular, uso do fio dental e hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, os pais podem se envolver nesse processo, criando jogos ou desafios para tornar a escovação mais estimulante para as crianças. “Acompanhar de perto as práticas de higiene bucal dos pequenos é crucial para garantir que elas sejam mantidas mesmo durante as férias”, pontua.

Manter a saúde bucal das crianças durante as férias exige atenção e cuidado. “Estabelecer e manter uma rotina de higiene bucal, tornar a escovação mais atrativa, incentivar uma boa alimentação e realizar consultas regulares ao dentista são passos fundamentais para garantir sorrisos saudáveis mesmo durante esse período”, finaliza.

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais.