Home > Gerais > Deslizamento provoca rachaduras em estradas e “condena” casas de Vidal Ramos

Deslizamento provoca rachaduras em estradas e “condena” casas de Vidal Ramos

Um deslizamento de terra em Vidal Ramos, no Alto Vale do Itajaí, provocou a interdição de três casas. Imagens feitas pela prefeitura mostram rachaduras que surgiram nos imóveis e também nas ruas. O problema aconteceu na semana passada e está sendo monitorado pelo órgão.
Desde então, os moradores precisaram sair das residências, que foram condenadas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Almir Schmitz, o terreno na localidade de Monlungú ainda não foi vistoriado por um geólogo, mas ele acredita que o deslizamento seja resultado de três fatores: uma infiltração no solo, excesso de chuva em pouco tempo e declividade do terreno.
Na área de 26 mil metros quadrados estão, além das casas, duas estufas e um rancho. O dono de uma das casas interditadas por causa das rachaduras, Adilson da Cruz, contou que na madrugada de sábado (18) foi acordado pelo barulho e logo correu para fora com a família.

— Só deu tempo de eu sair com a minha mulher. Peguei a minha menina pelos braços e saí de lá correndo. Rachando tudo. A gente não sabia o que era, achando que era um terremoto — disse.
Vidal Ramos tem 6,1 mil habitantes e teve mais de 20 pontes destruídas por enxurradas na semana passada. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra carros sendo levados pela água. Almir conta que os veículos estavam em uma oficina, perto de um rio, na localidade de Santa Cruz. Não havia ninguém nos automóveis, segundo ele.