Home > Saúde > Dia do Nutricionista reforça a importância da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida 

Dia do Nutricionista reforça a importância da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida 

Especialista em nutrição, Isabela Xavier traz considerações importantes para a construção de um futuro mais benéfico a partir de escolhas alimentares conscientes

Celebrado no dia 31 de agosto, o Dia do Nutricionista é mais uma oportunidade para reconhecer e valorizar os profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção de uma vida  mais saudável. Para se ter uma ideia da importância do trabalho desses especialistas, segundo o último relatório publicado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS),  mais de 50% da população adulta brasileira está acima do peso ideal. Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, apenas 13% dos brasileiros atingem o consumo diário recomendado de frutas e hortaliças, alimentos importantes para diminuir o desenvolvimento de doenças crônicas.  

Uma dieta equilibrada é um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde. Ao suprir o corpo com nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, a alimentação otimiza o funcionamento do organismo e desempenha um papel fundamental na promoção de um bom sistema imunológico. 

No entanto, em um mundo onde a conveniência muitas vezes supera a qualidade, a tarefa de cultivar hábitos alimentares saudáveis pode parecer desafiadora. É aqui que entra a figura do nutricionista, um profissional dedicado a orientar e educar as pessoas sobre a importância de escolhas alimentares mais conscientes.

Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de nutrição da Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros, destaca que a data não é apenas uma homenagem à profissão, mas também um lembrete sobre a importância de cuidar da saúde. “O papel do nutricionista vai muito além de apenas montar dietas. Ele atua como um facilitador, ajudando os indivíduos a compreender a relação entre os alimentos que ingerem e o impacto que essas escolhas têm na sua saúde a longo prazo”, destaca.

Em um cenário onde as doenças relacionadas à alimentação, como a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, estão em ascensão, a conscientização sobre a importância da alimentação saudável se torna crucial. Os nutricionistas ressaltam que pequenas mudanças podem gerar um impacto significativo. Optar por escolhas mais saudáveis em lanches, planejar refeições com antecedência e selecionar alimentos naturais e ricos em nutrientes representam passos simples, porém eficazes, que podem ser facilmente incorporados ao estilo de vida, resultando em benefícios de longo prazo.

“Nosso compromisso é reforçar como escolhas alimentares conscientes podem transformar nossa energia, nossa saúde mental e nossa capacidade de desfrutar da vida da melhor maneira possível. O intuito é mitigar os equívocos alimentares, enfrentar os desafios contemporâneos e forjar um amanhã mais saudável e radiante para todos nós. “, conclui Isabela.

Sobre a Mombora
Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de produtos com ingredientes nativos dos biomas brasileiros para proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado. 

Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.