Home > Gerais > DIÁCONO RICARDO PREVINE A SAÚDE PÚBLICA E COMBATE TABAGISMO ENTRE JOVENS

DIÁCONO RICARDO PREVINE A SAÚDE PÚBLICA E COMBATE TABAGISMO ENTRE JOVENS

O vereador Diácono Ricardo (PSD) protocolou hoje, terça-feira 12/9, a Indicação que propõe uma campanha de conscientização erradicando o consumo de cigarros eletrônicos.
O documento é encaminhado às Secretarias Municipais de Saúde e Educação. A justificativa do vereador se baseia no aumento alarmante de casos de emergências respiratórias relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar.

O vereador ressalta que muitas pessoas, especialmente adolescentes, jovens e adultos, acabam se envolvendo com o tabagismo tradicional após o contato inicial com o cigarro eletrônico, seduzidos pela modernidade desses dispositivos.

De acordo com pesquisa publicada pelo GRUPO NSC, no último final de semana, aponta que os níveis de nicotina encontrados nos cigarros eletrônicos podem representar riscos à saúde, tanto por contato direto com a pele quanto pela inalação do vapor, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias.

A pesquisa ainda cita que cerca de 6 milhões de fumantes já usaram o cigarro eletrônico no Brasil., o que equivale a 25%. Tais dados causam preocupação em relação a população de modo em geral, porém entre jovens é uma preocupação significativa de saúde pública. Há uma popularização entre adolescentes e jovens adultos por várias razões, mas essa tendência tem sido associada a uma série de problemas graves: Iniciação ao tabagismo, dependência precoce de nicotina, impacto na saúde do cérebro em desenvolvimento e problemas respiratórios. Desta forma, ações educativas para o jovens, crianças e adolescentes, voltadas a conscientização e com informações baseadas em evidências de forma objetiva e acessível se fazem necessárias para erradicar o uso dos cigarros eletrônicos.