Home > Gerais > Dias das Crianças, Black Friday e Natal: importantes datas do varejo puxam crescimento de vagas até dezembro

Dias das Crianças, Black Friday e Natal: importantes datas do varejo puxam crescimento de vagas até dezembro

Especialista da Luandre explica como aumentar a chance de conquistar um novo emprego

São Paulo, outubro de 2023 – A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) previu a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste terceiro trimestre (entre julho e setembro). As contratações foram puxadas pelo setor da indústria (60%), seguido pelo de serviços (30%) e comércio (10%).

Para a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, a expectativa para o último trimestre é de um crescimento ainda maior na oferta de vagas temporárias, em razão das vendas em datas tradicionais do varejo, como Dia das Crianças e Black Friday, e sobretudo pelo Natal, tradicionalmente a melhor ocasião para o comércio brasileiro.

“As contratações já se iniciam no mês de outubro, visando a alta demanda. Algumas vagas, inclusive, não precisam de experiência, já que o treinamento é realizado antes, o que aumenta as chances de o candidato encerrar 2023 empregado”, diz Debora Herdeiro, gerente de operações da Luandre.

Neste período do ano as maiores chances de contratação estão nos segmentos de varejo e logística. Entre os principais cargos estão: vendedor, caixa, estoquista, repositor, auxiliar de logística, entre outros.

Para quem está à procura de uma posição, a dica é se atentar aos detalhes do currículo. Palavras-chaves que identifiquem de maneira simples e objetiva as experiências anteriores e o “match” com a vaga são o primeiro passo. Por exemplo, se o candidato está em busca de uma vaga para vendedor, palavras como “vendas”, “atendimento ao público” e “comércio” devem estar estrategicamente posicionadas para facilitar que a inteligência artificial do sistema de seleção possa identificar que se trata de um bom perfil para a posição.

Como as vagas temporárias são preenchidas rapidamente por conta do alto fluxo de demanda, muitas empresas optam pelas entrevistas digitais. Nesse caso, o candidato participa de uma dinâmica similar às entrevistas presenciais, com apresentação pessoal. Por isso, preparar-se bem e destacar os pontos principais da trajetória profissional é de suma importância.

Vale ressaltar que há chances de efetivação ao fim do contrato como temporário. “As empresas observam pontos como o comprometimento e a qualidade do trabalho desenvolvido. O potencial e o esforço do colaborador durante o período de sazonalidade podem resultar em um contrato CLT, após a experiência”, reforça a especialista.

Luandre tem 6800 vagas abertas e em seleção

Os interessados podem se inscrever no site candidato.luandre.com.br gratuitamente. É importante que estejam com a documentação em dia, pois as vagas são para início imediato.

Confira abaixo algumas oportunidades disponíveis:

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.