Home > Gerais > Exercícios para o corpo todo: Conheça as 5 atividades para se movimentar e ter um alto gasto calórico

Exercícios para o corpo todo: Conheça as 5 atividades para se movimentar e ter um alto gasto calórico

A prática recorrente dos exercícios promove diversos benefícios para a saúde física e mental

Se exercitar diariamente, ainda que por apenas alguns minutos, é essencial para uma boa qualidade de vida. Afinal, os exercícios físicos são como um remédio natural, uma vez que desempenham um papel fundamental na prevenção de muitos problemas de saúde como diabetes, riscos de ataque cardíaco, obesidade, entre outros. Existem inúmeras opções de atividades para quem busca se exercitar, como dança, exercícios ao ar livre, crossfit, musculação etc, no entanto, aquelas que trabalham o corpo inteiro estão se tornando uma realidade cada vez mais presente na rotina de atividades físicas das pessoas, que ainda aumentam a perda calórica. 

Assim, qualquer forma de movimento corporal se torna relevante para promover vantagens significativas ao funcionamento do corpo e do organismo humano. Os educadores físicos, Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, CEO da Red Fitness, contam quais são os cinco tipos de atividades físicas que trabalham o corpo todo e os seus benefícios. Confira:

  • Entre os exercícios aeróbicos, a dança ajuda na coordenação e a movimentar vários músculos;
  • A Yoga é um exercício de resistência muscular que exige concentração e com ótimos resultados no corpo;
  • O pilates ajuda o corpo a recuperar a flexibilidade;
  • Barras fixas são ótimos para fortalecimento;
  • A corrida é um grande aliado para manter a mente e o corpo em forma.

Benefícios 

“A prática desses exercícios contribuem na redução da pressão arterial, melhora as estruturas ósseas e musculares, ajuda o sistema imunológico para combater doenças e a prevenção de osteoporose, diabetes e risco de infarto, ajuda a desenvolver uma boa postura e evitar eventuais dores. Além disso, é uma ação contra obesidade e doenças associadas a ela, melhora o HDL (colesterol bom) e a diminuição do LDL (colesterol ruim), aumenta a resistência de músculos, ligamentos e tendões, são aliados no combate ao tabagismo, melhora do sistema cardiorrespiratório, contribui para a absorção dos nutrientes pelo organismo, além de retardar o envelhecimento e ainda, melhora da qualidade do sono”, explica Clauber. 

Gasto calórico

Cada atividade proporciona um gasto calórico diferente, uns mais intensos do que outros. As atividades aeróbias, por exemplo, têm um consumo maior dependendo do grau de intensidade de cada modalidade. Há modalidades em que é possível gastar cerca de 800 kcal. “Se você tem uma rotina de treino intensa com exercícios aeróbios e musculação juntos, o consumo de energia pode ultrapassar pouco mais de 1200 kcal. Claro que sempre respeitando a individualidade de cada aluno.” finaliza, Ronaldo.

Sobre a Red Fitness

A Red Fitness é uma rede de academias fundada em 2013 pelo casal Ellen Fernandes e Ronaldo Godoi. A companhia oferece, além das modalidades triviais, a Micro Gym Red Burn — modelo patenteado de treino. Hoje, com quatro operações em funcionamento e duas em implantação no Estado de São Paulo, a marca está em expansão das unidades para todo o país por meio do franchising. Mais informações, acesse: RedFitness.