Home > Política > Governo Federal estuda liberar FGTS a toda população de cidades em calamidade pública de SC

Governo Federal estuda liberar FGTS a toda população de cidades em calamidade pública de SC

O governo federal confirmou que estuda a possibilidade de liberar o saque do FGTS para todos os trabalhadores de cidades em situação de calamidade por causa das enchentes em Santa Catarina. A medida é uma solicitação dos prefeitos e entidades do Alto Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas de outubro e novembro. Atualmente, apenas as famílias diretamente afetadas pelas inundações estão aptas a resgatar o dinheiro do fundo.

Os deputados catarinenses Jorge Goetten (PL), Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT) estiveram nesta quinta-feira (7) com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para reforçar o pedido. A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner, também acompanhou a reunião e disse que mais de mil residências foram atingidas no município. Imagens, inclusive, mostram casas inteiras destruídas na cidade. Ela afirmou no encontro que “o povo tem uma grande esperança no FGTS”, para se reerguer.

“Todos foram atingidos pelas chuvas, direta ou indiretamente. A população espera com grande expectativa o Fundo de Garantia [Sobre o Tempo de Serviço, o FGTS). As pessoas precisam de dinheiro na mão“, argumentou Goetten.

Ao menos 14 cidades do Alto Vale do Itajaí declararam situação de calamidade para que os moradores possam sacar o dinheiro do FGTS. Em sete delas os processos já foram aprovados e os trabalhadores diretamente afetados pelas inundações estão autorizados a pedir o resgate do dinheiro. É o caso de Agronômica, Laurentino, Lontras, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió.

Fonte: Portal Educadora