Home > Policial > Operação da PF desarticula venda ilegal de vinhos em SC

Operação da PF desarticula venda ilegal de vinhos em SC

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Palhoça, na Grande Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (7durante operação que busca identificar uma organização criminosa responsável por importar, transportar, distribuir e fazer a venda ilegal de vinhos estrangeiros. Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra a venda ilegal de vinhos nas cidades de Porto Vera Cruz (RS), Santo Cristo (RS), Três de Maio (RS), Santa Rosa (RS), Palhoça (SC) e Goiânia (GO).

De acordo com a PF, as investigações iniciaram em 2021, quando cerca de duas mil garrafas de vinho sem comprovação fiscal foram apreendidas. Em seguida, a polícia identificou um grupo criminoso que trazia os itens da Argentina pela região de Porto Vera Cruz, no Rio Grande do Sul. Depois que entravam no Brasil, as garrafas eram levadas, armazenadas e distribuídas para Santa Catarina e Goiás. Para isso, os criminosos utilizavam notas fiscais adulteradas, como se os documentos fossem referentes a sucos de vinhos.

A Polícia Federal informou que os investigados pela venda ilegal de vinho vão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a até 22 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: ND+ / Foto: PF/Divulgação/ND