ATENÇÃO: Anvisa confirma novo caso de 'superfungo' e faz alerta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou um novo surto do "superfungo" Candida auris no Brasil, em um hospital da rede pública de Recife (PE). A primeira infecção foi confirmada na terça-feira, 11, pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA). Mais um caso suspeito é investigado.


O fungo representa uma "séria ameaça à saúde pública", de acordo com o órgão regulador.

Apesar de haver só um caso confirmado e outro em análise, a Anvisa destaca que pode-se considerar que há um surto.


Isso porque essa definição epidemiológica "abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde".


Ações de prevenção e controle

A Anvisa destacou que desde a identificação do caso suspeito, o hospital recifense estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.


A Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco (CECIH-PE) presta orientações para implementação de um plano de ação para prevenir a disseminação de microrganismos, e monitora o surto, apoiando as ações de prevenção e controle.


Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal e o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada ao SUS (EPISUS) conduzem a investigação epidemiológica desse evento. Já os Lacens de Pernambuco e da Bahia apoiam as análises das amostras enviadas pelo laboratório do hospital.


Click Notícias

Caio Ribeiro DRT 2916

Fonte: Terra Notícias


25 visualizações0 comentário