Carteira de identidade em SC passa a ter CPF como número único

A carteira de identidade terá uma mudança importante em Santa Catarina nos próximos dias. A partir de 3 de novembro, a carteira de identidade emitida no Estado terá apenas um número, o do CPF.


Com isso, o dado de RG deixa de ser usado dentro do projeto do Instituto Geral de Perícias (IGP) que prevê chave única para a identificação. SC será o primeiro Estado a colocar o modelo em prática.


Segundo o diretor do IGP, Giovanni Eduardo Adriano, as novas cédulas emitidas serão de dois formatos.


No caso das pessoas que forem renovar a identidade, o número do RG constará em tamanho pequeno apenas como forma de comprovação de que a pessoa realmente tinha esse dado anteriormente.


Já para as crianças que forem fazer o primeiro documento ou os adultos de outros Estados que buscarem refazer a identidade em SC, a carteira será emitida com o número do CPF.


Segundo o diretor do IGP, Giovanni Eduardo Adriano, as novas cédulas emitidas serão de dois formatos. No caso das pessoas que forem renovar a identidade, o número do RG constará em tamanho pequeno apenas como forma de comprovação de que a pessoa realmente tinha esse dado anteriormente.


Já para as crianças que forem fazer o primeiro documento ou os adultos de outros Estados que buscarem refazer a identidade em SC, a carteira será emitida com o número do CPF.


O instituto diz que as pessoas não precisarão mais decorar número de RG e CPF, pois o número será o mesmo e, ao se mudar para Santa Catarina, não será necessário se preocupar em fazer um novo RG e ganhar um outro número para decorar.


O lançamento oficial do projeto ocorre às 10h do dia 3 de novembro, na secretaria de Segurança Pública de SC, em Florianópolis. Por conta das mudanças no sistema do IGP para a emissão dos novos documentos, não haverá atendimento para a confecção das carteiras na semana entre os dias 1º e 5º de novembro.


Com isso, nesta semana que começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29), os agendamentos de serviço pela internet estão interrompidos.


Click Notícias

Fonte: NSC


16 visualizações0 comentário