Cozinheiras da rede municipal de ensino participam de oficina

Nessa segunda (2), a Secretaria de Educação de Indaial, em parceria com o projeto “Crescer e Semear”, promoveu a primeira oficina de 2022 com cozinheiras da alimentação escolar para abordar a temática “Bebidas sem açúcar”. A aula aconteceu em um espaço disponibilizado pela Uniasselvi e contou com a presença de 95 profissionais de todas as Escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino.

Em 8 de maio de 2020, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) determinou, através da Resolução nº 6, a proibição da adição de açúcar nas preparações de alimentos e bebidas servidas em escolas públicas para crianças de até 3 anos. Por isso, a aula teve como objetivo sugerir novas receitas às cozinheiras para auxiliar no cumprimento da legislação.

Durante a oficina, a chef Lidi Barbosa, do Programa Crescer e Semear, preparou diversas bebidas, como suco de cenoura, laranja e abacaxi; smoothie de banana com iogurte natural, morango e laranja; mingau de aveia adoçado com purê de maçã; leite de coco, dentre outras opções.

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Educação, oficializou um convênio com o Programa Crescer e Semear, que visa proporcionar aos escolares educação alimentar, nutricional, financeira e socioambiental de forma lúdica, demonstrando na prática que alimentação saudável também pode ser saborosa. Dessa forma, o projeto oferece aos cozinheiros dos espaços escolares técnicas e preparações gastronômicas que aliam nutrientes, sabores e aproveitamento integral dos alimentos.

“Estamos oferecendo aos nossos estudantes uma alimentação saudável que fará diferença no desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo o bem-estar dos alunos. Essas oficinas também aprimoram o excelente trabalho já executado pelas cozinheiras dos ambientes educacionais que, com o apoio das nutricionistas da SED e profissionais do Programa Crescer e Semear, melhoram ainda mais a qualidade das refeições disponibilizadas na rede municipal de ensino”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.


Click Notícias

caio Ribeiro DRT 2916


10 visualizações0 comentário