Criança é salva por bombeiros, após sofrer parada cardiorrespiratória ao engolir apito em Navegantes

Graças ao trabalho ágil e dedicado da equipe do Corpo de Bombeiros de Navegantes com apoio dos tripulantes da aeronave Arcanjo-03, uma criança de 7 anos foi reanimada, após sofrer uma parada cardiorrespiratória ao engolir apito, em Navegantes, na tarde deste sábado, 12, por volta das 16h30.


A guarnição do Corpo de Bombeiros de Navegantes foi acionada, via rádio para entrar em prontidão em frente do quartel para atendimento a uma possível obstrução das vias aéreas por corpo estranho em uma criança.


Após alguns minutos, adentrou ao quartel um veículo com dois homens, sendo que um deles carregava em seus braços um menino. Segundo informou o pai da vítima, a criança teria engolido um apito e teria perdido a consciência há poucos instantes.


Ao chegar na unidade militar, o menino já estava inconsciente, mas ainda possuía pulso, no entanto já apresentava sinais de cianose nas extremidades, indicando alteração na oxigenação da vítima.


Imediatamente, a equipe de socorristas iniciou o procedimento de reanimação cardiopulmonar, enquanto a guarnição da Arcanjo-03, já se preparava para assumir a reanimação, sob o comando do médico da aeronave que se encontrava no quartel.

Durante o procedimento de reanimação, o paciente expeliu um objeto plástico e cilíndrico de cerca de 2mm de espessura e cerca de 3cm de comprimento, provavelmente oriundo de algum brinquedo infantil.

Após cerca de quarenta e cinco minutos de massagem torácica, medicação e oxigenação forçada, foi constatado pelo médico que o paciente havia recuperado função respiratória e cardíaca, sendo considerada revertida a parada cardiorrespiratória.

Logo após o quadro clínico do menino ser considerado estável, o paciente foi conduzido ao hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, para cuidados médicos. A equipe da aeronave Arcanjo-03 esteve presente durante o deslocamento para o hospital.


Click Notícias

Fonte: SC Todo o Dia


43 visualizações0 comentário