Equipe de combate à Dengue de Indaial realiza pulverização de inseticida no bairro Tapajós

Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a equipe do Programa de Controle da Dengue de Indaial realizou a pulverização de inseticida em um local no bairro Tapajós. Tal atividade se fez necessária pois no local foi identificado um foco positivo do mosquito Aedes aegypt, que causa a Dengue. Até o momento Indaial identificou 192 focos do mosquito.


Esse inseticida é fornecido pelo Estado e possui ação residual, ou seja, fixa-se nas paredes de possíveis criadouros e em locais de pouso do mosquito, o contaminando através de suas patas durante o repouso ou no período anterior à postura dos ovos.


A pulverização é realizada com o auxílio de bomba motorizada adquirida pelo município no ano de 2021. O inseticida possui baixo índice de toxicidade, não afetando os funcionários do local, bem como os moradores da região. Por ter contato direto com o produto, a equipe utilizou os EPIs recomendados pelo Estado e pelo fabricante.


A aplicação do inseticida é uma medida complementar as atividades já realizadas rotineiramente pela equipe do Programa de Controle da Dengue. Porém, a colaboração da população é o principal combate ao mosquito. “Neste sábado faremos uma ação de fiscalização e conscientização na localidade da COHAB, bairro Estados das 8h às 12h. Vamos encerrar um trabalho que iniciamos há alguns sábados. Já estamos nos organizando para iniciar esse trabalho em outro bairro. A situação está preocupante, precisamos de uma atenção especial da comunidade para que juntos possamos combater a proliferação do mosquito”, disse o Secretário de Saúde Silvio César da Silva.


Elimine depósitos que possam acumular água, escove bebedouros de animais e troque a água periodicamente. Fique atento, não dê chances para o mosquito! Transforme o ao Aedes aegypti em um hábito!


Click Notícias

Caio Ribeiro DRT 2916


9 visualizações0 comentário