Moradores choram ao ver derrubada de igreja centenária em Piçarras

A comunidade São Roque, no bairro Rio Novo, em Balneário Piçarras, Litoral Norte de SC, perdeu parte da sua história nesta quarta-feira (14). A igreja dedicada a São Roque e a Nossa Senhora do Caravaggio, que ficava no interior do município, foi demolida por máquinas.


Quem ordenou a demolição foram os proprietários do terreno onde a construção estava. A comunidade, contudo, foi contrária a decisão. No vídeo que registra a derrubada do patrimônio, Elizabete Tamanini, professora e moradora da comunidade, grita e chora. “Deixa isso aqui! Deixa! Para!”, grita a professora, enquanto se aproxima da máquina em ação.


Eliane Tamanini é quem grava as imagens, e também chora e lamenta a destruição. “Isso aqui é nosso, é da comunidade. Nós nascemos aqui. Vocês não podiam fazer isso”, ela fala, em tom de choro.


“Não adianta, isso é nosso, to pagando imposto há quantos anos” fala um dos homem que aparece no vídeo, e aparenta ser o dono do terreno. “Proprietário do terreno é nós não podemos fazer nada”, fala outro homem.

Um deles também se refere a uma doação de outro terreno na região, que ele comenta ter acontecido há mais de 20 anos.


“O que sobrou da nossa história mais linda era a igreja, as ruínas. E destruíram, destruíram com uma máquina”, continua. Ela conta que apesar dos esforços, não foi possível parar a destruição.

Click Notícias

Caio Ribeiro DRT 2916

Fonte ND+





25 visualizações0 comentário