Home > Gerais > Quais os suplementos indicados para o tratamento de sarcopenia em idosos?

Quais os suplementos indicados para o tratamento de sarcopenia em idosos?

Vitamina D, whey protein e creatina estão entre os suplementos mais recomendados em clínicas para o tratamento.

A sarcopenia, condição que acomete principalmente a população idosa, é marcada pela perda gradual de massa e força muscular e tem ganhado destaque no meio médico e científico, sendo objeto de intensas pesquisas e estudos. Essa doença, que frequentemente surge a partir dos 50 anos, pode acarretar sérias consequências, incluindo aumento da fragilidade, redução da qualidade de vida e elevado risco de quedas e fraturas, aspectos que elevam a importância de um tratamento eficaz e preventivo.

O surgimento da sarcopenia está geralmente associado ao processo natural de envelhecimento, mas também pode ser consequência de sedentarismo, desnutrição e de doenças crônicas. A abordagem terapêutica convencional para tratar o problema geralmente engloba uma combinação de exercícios de resistência e uma dieta balanceada e rica em proteínas, visando fortalecer a musculatura e atenuar a perda de massa muscular.

Além dessa conduta clínica, os suplementos são acrescentados a fim de reforçar a nutrição, já que na terceira idade fatores como má nutrição são comuns. Alessandra Feltre, Head de Nutrição da Puravida, destaca a relevância do uso no contexto da sarcopenia.

“Os suplementos são fundamentais, eles agem em conjunto com outros tratamentos, potencializando os efeitos benéficos da saúde muscular, a exemplo da vitamina D. O hormônio é conhecido por atuar na saúde óssea, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o nervoso central, sendo essencial. Quando os níveis estão baixos, a taxa de cálcio presente no corpo é reduzida, o que afeta negativamente a ossificação e a remodelação óssea em adultos, podendo desencadear osteopenia e osteoporose nos adultos”, contextualiza a nutricionista. 

O uso de whey protein também pode fazer parte da estratégia nutricional adotada. O alimento oferece uma rica fonte de proteínas e aminoácidos essenciais, componentes vitais na construção e reparação muscular. Sua integração na dieta tem demonstrado resultados promissores na prevenção e tratamento da sarcopenia, fornecendo os blocos de construção necessários para a síntese proteica muscular em doses caprichadas.

Outro suplemento que tem se mostrado eficaz é a creatina, popularmente conhecida por seus benefícios no aumento de força e massa muscular. “Um dos principais efeitos da suplementação de creatina é elevar os estoques de creatina fosfato intracelular, o que melhora o sistema ATP-CP, gerando maior força na contração muscular. Esse efeito é de extrema utilidade para o idoso sarcopênico, pois pode melhorar a qualidade de vida nas atividades cotidianas que requerem força, além de auxiliar na manutenção ou até ganho da massa muscular”, destaca Feltre.

Os aminoácidos essenciais, pilares da síntese proteica, também são de importância crucial. Eles são componentes fundamentais na dieta de indivíduos afetados pela sarcopenia, ajudando a preservar a massa muscular e a melhorar a funcionalidade dos músculos. 

Além dessas recomendações, o tratamento dessa faixa etária costuma ser baseado principalmente no estímulo muscular por meio de exercícios físicos de resistência. Em alguns casos, quando a sarcopenia é identificada em estágios mais avançados, o tratamento pode incluir também o uso de anabolizantes com acompanhamento médico, por isso é importante manter a regularidade dos check-ups anuais. 

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.