Home > Gerais > Resoluções de Ano Novo: tenha compromisso com a sua saúde e bem-estar

Resoluções de Ano Novo: tenha compromisso com a sua saúde e bem-estar

Goals plans dreams make to do list for new year 2018 christmas concept writing in notebook. Woman hand holding ink pen on notebook with gift red bow on white background. New year winter holiday xmas

É importante focar no processo e não no objetivo

O Ano Novo não representa apenas um recomeço, é também um momento propício para renovar nossos objetivos e estabelecer resoluções que vão impulsionar o caminho em direção a um estilo de vida mais ativo e saudável e é uma oportunidade de elevar os compromissos com a saúde e o bem-estar.

A pandemia global trouxe uma mudança significativa na forma como encaramos a saúde. O medo e a incerteza gerados pela Covid agiram como catalisadores, elevando a consciência coletiva sobre a necessidade de hábitos saudáveis e precauções preventivas.

Desde a ênfase na higiene rigorosa até a priorização do bem-estar mental e físico, as pessoas passaram a valorizar e a priorizar a saúde de uma maneira que superou as fronteiras individuais, moldando um compromisso de toda sociedade com a prevenção da saúde e do autocuidado.

“Dentro deste contexto, uma resolução comum para muitos é incorporar mais exercícios físicos na rotina diária. Seja por meio de treinos regulares na academia, caminhadas ao ar livre, prática de yoga, corridas matinais ou aulas de dança, a promessa de priorizar o movimento e a atividade física é uma maneira poderosa de investir na própria saúde”, exalta Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Quantas pessoas no início do ano, iniciam um programa de exercícios e uma dieta, e em pouco tempo, percebem que toda a empolgação começa a desaparecer? “Fica a sensação de que tudo aquilo que acreditávamos que mudaria a nossa vida se torna uma verdadeira angústia e frustração”, pontua Netto.

Para ajudar a cumprir as resoluções de Ano Novo, Eduardo preparou algumas dicas para tornar 2024 um ano mais saudável e, acima de tudo, um dos mais felizes da sua vida.

Segundo Netto – “é essencial lembrar que o sucesso nas resoluções fitness não está apenas na definição das metas, mas também na consistência e na criação de hábitos saudáveis em longo prazo. Manter um plano realista e sustentável, além de buscar o equilíbrio entre desafio e descanso, é crucial para alcançar e manter uma vida saudável e plena”.

 Estratégias para transformar as resoluções em realidade

        1.Estabeleça metas específicas e mensuráveis: ao invés de criar metas genéricas, como “ficar mais saudável”, defina objetivos específicos, por exemplo: “praticar exercícios por 30 minutos, três vezes por semana” ou “diminuir o tempo de uso do celular para 60 minutos por dia”.

  1. Metas realistas: certifique-se de que suas metas sejam alcançáveis. Evite objetivos extremamente difíceis de cumprir em um curto período.
  2. Busque a equidade: é importante considerar todos os pilares da saúde como: exercício físico, alimentação saudável, sono adequado e saúde mental. Equilibrar esses aspectos é fundamental para uma abordagem holística da saúde. 
  3. Defina um plano de ação: estabeleça um plano detalhado para atingir suas metas. Por exemplo, se deseja melhorar a alimentação, faça um planejamento com refeições saudáveis e uma lista de compras para alimentos nutritivos. 
  4. Monitore seu progresso: acompanhar o avanço regularmente ajuda a manter o foco (lembre-se de celebrar cada conquista), tenha um diário para anotar as atividades realizadas e para registrar o que você comeu. Outra opção é utilizar   aplicativos de saúde e bem-estar para rastrear seus hábitos, essa é uma boa maneira de seguir com seus objetivos. 
  5. Encontre uma atividadefísica: de preferência algo que proporcione algum tipo de prazer e desafio; 
  6. Busque apoio: sempre tenha bons profissionais para acompanhar a sua trajetória na busca por bem-estar e qualidade de vida. Treino e dieta são questões pessoais, não existe fórmula mágica. Compartilhe suas metas com amigos ou familiares e peça apoio. Encontrar um parceiro de exercícios ou alguém para compartilhar experiências pode ser motivador.  
  7. Pense positivo: esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades. Tenha sempre um suporte no caso de você falhar. Pode acontecer algo inesperado que pode alterar os planos e nos desviar dos nossos objetivos. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção certa.

Estabelecer metas de saúde para o ano novo é uma ótima maneira de iniciar mudanças positivas. Ao seguir essas dicas, você pode criar objetivos realistas e alcançáveis para melhorar sua saúde e bem-estar em 2024.

A aquisição do hábito de praticar exercícios nos traz inúmeros benefícios, incluindo regulação do apetite, aumento da disposição e energia, e o maior benefício de todos: a garantia de dever cumprido.

“Que este Ano Novo seja marcado por uma jornada repleta de conquistas, superações e uma saúde vibrante, e que tenhamos a capacidade de enfrentar os desafios e desfrutar das alegrias que a vida nos reserva”, finaliza Netto.