Home > Gerais > Saiba onde encontrar vacinas contra meningite em Blumenau

Saiba onde encontrar vacinas contra meningite em Blumenau

Nova onda de casos da doença ressalta importância da vacinação

Um surto de meningite acendeu um alerta entre os moradores de Blumenau e região após a Secretaria de Saúde municipal emitir uma nota confirmando o aumento de casos da doença. Até o momento, são oitos casos confirmados em internação, sendo cinco crianças e outros três adultos. Uma das principais formas de prevenção da doença é a vacinação e as doses podem ser encontradas em Blumenau.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente é causada por vírus, fungos e outros agentes infecciosos. O Ministério da Saúde lista quatro tipos diferentes: a viral, bacteriana, fúngica ou parasitária. De janeiro até julho de 2023, Santa Catarina já registrou 431 casos de meningite, dentre eles 37 mortes, de acordo com a Dive (Divisão de Vigilância Epidemiológica do Estado).

A doença tem uma rápida transmissão em ambientes de aglomeração e atinge principalmente bebês, crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. Com essa nova onda de casos, a principal forma de se prevenir contra a meningite é a vacinação. Na rede SESI Saúde é possível encontrar as vacinas do tipo Meningite B, Meningite ACWY e pneumo 13, que também possui cobertura contra a doença.

Quem tiver interesse no imunizante pode procurar o estabelecimento, localizado na rua Ângelo Dias, nº 72, com atendimento de segunda à sexta, das 07h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3231-5312.

Identifique os sintomas

Os sintomas da meningite variam a depender do tipo da doença contraída, mas geralmente os sinais mais comuns são: febre, cefaléia, náuseas, fotofobia (sensibilidade à luz), vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldades respiratórias. Em crianças pode haver irritabilidade, apatia e falta de apetite.

A doença deve ser tratada rapidamente, pois pode causar complicações de saúde, como danos cerebrais, perda auditiva, problemas de visão, convulsões e paralisia, além de levar à morte, em casos mais graves.

SERVIÇO

Vacina contra meningite – SESI Saúde

Local: Rua Ângelo Dias, nº 72

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h30.

Telefone: (47) 3231-5312