Home > Educação > Santa Catarina garante vaga na França para competição mundial de educação profissional

Santa Catarina garante vaga na França para competição mundial de educação profissional

Aluna do Senac disputou campeonato nacional e venceu na ocupação Florista.

Santa Catarina terá representante na Wordlskills, a maior competição profissional do mundo, em 2024. A aluna Maria Olívia Fronza Block conquistou medalha de ouro na categoria florista das Competições Senac de Educação Profissional, disputado em Vitória (ES), onde reuniu os melhores estudantes da instituição de todo Brasil na última semana.

Maria estuda na Faculdade Senac Rio do Sul, na Escola de Arte Floral. “A preparação foi bem intensa, tivemos momentos difíceis, mas valeu muito, pois conseguimos a medalha. É muito bom ser reconhecida pelo seu trabalho e agora é iniciar o preparo para a próxima etapa”, conta a vencedora.

A aluna foi instruída pela professora Jéssica Cristina Campos, que também já foi vencedora na mesma categoria, que internamente é chamado de “ocupação”. “Estaríamos felizes qualquer que fosse o resultado, pois a Maria é uma pessoa muito dedicada e sempre esteve atenta durante a preparação”, enalteceu Jéssica.

Durante o Competições Senac de Educação Profissional, Maria teve que desenvolver competências de design para a concepção, planejamento e execução de arranjos florais e decoração em arte floral, com técnicas para a montagem de arranjos, desde a seleção da espécie e dos tipos de flores, até a escolha e manuseio das ferramentas.  

Agora, com o resultado, Maria se classificou para a Worldskills, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em Lyon, na França, no próximo ano. Em 2021, a ex-aluna Gabriela Benjamin, também da Faculdade Senac Rio do Sul, conquistou o primeiro lugar.

O Senac SC também foi destaque em outras ocupações. Em Estética e Bem-Estar, a aluna Vitória Martins Cristina, da Faculdade Senac Tubarão, levou a medalha de bronze. O competidor Pedro Luiz Floriani, do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Blumenau, conquistou a medalha de excelência.      

Como é o Competições Senac

As competições ocorrem a cada dois anos. Primeiramente, os alunos do Senac passam por uma etapa local e, na sequência, pelas etapas estadual e nacional, o qual o vencedor de cada uma das ocupações vai avançando a etapa seguinte. Em Vitória, foram quatro dias de provas práticas para cada ocupação, com a mesma infraestrutura e equipamentos em processo de igualdade, sem saber o que vinha pela frente. O resultado saiu no último sábado (28).

“O Senac realiza uma das maiores competições de educação profissional do país, oferecendo um instrumento crucial para aprimorar e reconhecer a formação profissional. O evento tem como objetivo avaliar a educação profissional nacional, valorizar o potencial dos jovens brasileiros, proporcionar qualidade e qualificação para o comércio e serviço, promover criatividade profissional, fortalecer a missão do Senac e estimular os jovens na formação técnica profissional”, ressaltou Glauce Pereira, supervisora geral da delegação do Senac SC no evento.