Home > Gerais > Selecionadora com inteligência artificial é destaque na 6ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em SC

Selecionadora com inteligência artificial é destaque na 6ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em SC

Solução desenvolvida pela Selgron, empresa brasileira especializada em equipamentos para o agronegócio, utiliza inteligência artificial para selecionar e classificar grãos, além de detectar e eliminar impurezas.

A 6° Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina ocorreu neste dia 18 de janeiro em Massaranduba, um dos municípios de maior volume produtor do grão. O evento aconteceu no Centro Municipal de Eventos da cidade e contou com inovações para o segmento, como a apresentação da Selecionadora ES.

O equipamento foi desenvolvido pela Selgron, empresa catarinense especializada em soluções para a indústria, com presença em mais de 40 países. Através do software de programação, o cliente insere no sistema o padrão de grão desejado. A partir daí a selecionadora, que pode conter até oito bandejas, faz uma varredura em todos os grãos, eliminando aqueles fora do padrão, além de eliminar também impurezas no meio da produção. Uma série de câmeras com alta tecnologia faz a leitura dos grãos que passam pela câmara de leitura e jatos de ar separam aqueles identificados pelo rastreamento como fora do padrão.

Os sensores ópticos contam com inteligência artificial para realizar o processo com eficiência e agilidade. “É uma tecnologia crucial para manter o padrão de qualidade e inclusive cumprir com as normas estabelecidas para a separação dos grãos de arroz. Com a solução, garante qualidade de seleção e eficiência e ganho de produtividade”. reforça Rubens Schneider, gerente comercial da Selgron.

Até 2.500 quilos por bandeja podem ser selecionados, em uma hora. Grandes marcas de arroz do país utilizam a solução, além de produtores e cooperativas em diversos outros países.