Home > Gerais > Tecnologia brasileira reforça a importância da segurança nas escolas

Tecnologia brasileira reforça a importância da segurança nas escolas

WeSafer utiliza visão computacional e inteligência artificial para identificar eventos críticos e possíveis ameaças ao ambiente escolar

Os recentes eventos alarmantes ocorridos em ambientes escolares têm intensificado a necessidade de implementar medidas eficazes para “proteger” a comunidade escolar. Para isso, empresas, como a WeSafer – unidade digital independente da Avantia, uma das líderes em tecnologia para segurança eletrônica no Brasil, tem desempenhado um papel fundamental ao proporcionar uma abordagem proativa que garante a segurança nas escolas e em outros ambientes sensíveis, desenvolvendo soluções tecnológicas.

De acordo com dados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 2022 e 2023, ocorreram 30 ataques a escolas no Brasil, sendo que 18 deles aconteceram nos últimos dois anos. Embora as instalações de câmeras de vídeo representam um avanço para a segurança, é importante compreender que a simples gravação de imagens não é suficiente para a prevenção. Por isso, especialistas recomendam a implementação de tecnologias de monitoramento inteligente, que utilizam inteligência artificial para detectar automaticamente comportamentos suspeitos, como permanência prolongada em áreas específicas, invasões e aglomerações.

Monitoramento na prática

Nesse contexto, empresas como a WeSafer, destacam-se como uma resposta às preocupações de segurança nas escolas, e sua abordagem incorpora tecnologias de monitoramento inteligente, capazes de identificar comportamentos anômalos e emitir alertas preventivos de forma autônoma. Esse enfoque proativo auxilia na tomada rápida e eficaz de decisões em situações críticas.

Entre as soluções analíticas disponibilizadas para esse setor, destaca-se o “Sistema de Detecção de Violência” da WeSafer. Esse sistema emprega análise de imagens em tempo real, possibilitando a identificação instantânea de situações como agressões, conflitos e cenas de natureza violenta. Além disso, há a funcionalidade de detecção de invasões, capaz de identificar indivíduos com intenções de invadir uma propriedade de forma indesejada. Também integram o conjunto analíticos a capacidade de identificar casos de abuso de permanência e a detecção de pessoas portando armas em ambientes escolares. Por meio da geração de alertas preventivos, o sistema capacita ações imediatas, prevenindo a eclosão de incidentes graves.

WeSafer Urban School

Segundo Mauro de Lucca, diretor de negócios da WeSafer, a segurança deve ser prioridade, seja em ambientes públicos ou privados. “Com o WeSafer Urban, oferecemos uma visão computacional com ajuda da inteligência artificial para identificar eventos críticos que podem ameaçar a segurança das pessoas”, revela.

Dentre muitas vantagens, o WeSafer Urban permite que empresas de segurança privada ofereçam o sistema de monitoramento inteligente embutido no tótem que levará a sua marca.

Outra solução diferenciada que pode ser explorada neste segmento é o “WeSafer App”, o aplicativo que permite à comunidade escolar, entre pais, alunos e colaboradores, a criação de círculos para o compartilhamento de localização, a visualização das câmeras do trajeto e entorno em tempo real, , informações sobre riscos, com a possibilidade de tomar providências como o acionamento à central de monitoramento e botão de pânico com acionamento por voz, entre outras vantagens.

“Para nós é fundamental e essencial entregar um projeto completo que consiga proteger dentro e ao redor das escolas. Por isso, além das câmeras, inteligência artificial e app, oferecemos facilidades tecnológicas como plataformas de armazenamento em nuvem e recepção de eventos para contribuir com todo o processo”, finaliza De Lucca.

Para mais informações sobre a WeSafer e suas soluções, visite o site: www.wesafer.com.br.