Home > Gerais > Vereador quer que professores possam limitar o uso de celular nas salas de aula de Florianópolis

Vereador quer que professores possam limitar o uso de celular nas salas de aula de Florianópolis

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Florianópolis, na última semana, autoriza professores da rede pública municipal da Capital a limitarem o uso de aparelhos eletrônicos, por parte dos alunos, em sala de aula. O texto mantém a permissão de uso dos equipamentos desde que para fins pedagógicos, sob orientação e supervisão do profissional de ensino. A autoria é do vereador Professor Pedro Cabral (PSOL).

O parlamentar apresentou o projeto dentro de um conjunto de proposta para combater a dependência tecnológica. Segundo ele, “a dependência digital já passou a ser patologia psiquiátrica em alguns países”. No âmbito estadual, já existe legislação que proíbe o uso de aparelhos celulares em salas de aula. A lei 14.363, de 25 de janeiro de 2008, determina a regra para as escolas públicas estaduais e também para escolas privadas em Santa Catarina.

Outra proposta do vereador é a instituição da Semana de Conscientização, Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica, que seria realizada anualmente na última semana de março. A ideia é que sejam “realizadas atividades educativas a respeito da nocividade da dependência tecnológica, envolvendo a conscientização da sociedade acerca da necessidade do controle, pelas famílias, do tempo de uso e do conteúdo acessado por crianças na internet”.

Fonte: NSC